Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

domingo, 9 de maio de 2010

Chapada dos Veadeiros


O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no norte do estado de Goiás. Criado em 1961 por Juscelino Kubitschek, tem uma área de 236.570 hectares e é administrado pelo IBAMA.


Alguns locais para se visitar na Chapada:
  • Cachoeira Almécega 1 - A entrada é pela Pousada São Bento. A caminhada é meio puxadinha. Por isso, no meio do caminho, nossos amigos já estavam querendo nos bater por tê-los feito andar tanto! Mas, quando chegamos, todos foram unânimes: "- Vale a pena!" Provavelmente a mais bela cachoeira que já vimos na vida! Dica: pela posição da cachoeira em relação ao sol, achamos que ela fica mais bonita à tarde do que de manhã.

  • Cachoeira São Bento - juntinho da Pousada de mesmo nome, tem uma grande piscina natural. A cachoeira não é tão interessante quanto outras, mas a vantagem é que você consegue parar o carro bem pertinho - é o lugar onde menos se precisa andar a pé. Boa opção para quem já veio cansado de outras caminhadas...

  • Carioquinhas - ainda não visitamos, mas nossos amigos que estiveram lá gostaram muito.

  • Corredeiras - você caminha um bocado, mas vale a pena, e como! As melhores hidromassagens naturais que jamais experimentamos. Um local no qual vale a pena ficar debaixo das águas e esquecer dos problemas...

  • Morada do Sol - outro local, além das Carioquinhas, que ainda não visitamos, mas que foi recomendado pelos meus amigos.

  • Raizama - canyons impressionantes e algumas piscinas naturais.

  • Saltos de 80m e de 120m do Rio Negro - são bem próximos um do outro. Nas nossas duas primeiras viagens, fomos aos saltos e às Corredeiras num único passeio. Não recomendamos fazer isso, exceto para quem tem de fato um bom preparo físico. Se esse não é o seu caso, vá a cada um dos locais em dias diferentes.

  • Vale da Lua - um local realmente fascinante e imperdível! Não só pela paisagem meio "extraterrestre" como também pelas deliciosas piscinas naturais. A caminhada, desde o local onde se para o carro, não é exatamente curtinha, mas também não chega a cansar ninguém.

Dicas úteis:
  • O local mais imperdível, na nossa opinião, é o Vale da Lua. Se você não se importa de caminhar mais um pouquinho, a cachoeira Almécega 1 e três locais do Parque - os Saltos, as Carioquinhas e as Corredeiras - também devem fazer parte da sua lista de prioridades.

  • Conselhos importantes para quem for fazer as caminhadas um pouquinho mais longas: (1) ir de tênis, e não de chinelos ou sandálias; (2) levar líquidos e um lanche leve; (3) distribuir as coisas que se for carregar em várias mochilas, ao invés de se fazer uma mochilona para todo o grupo; (4) levar repelente de mosquito.

  • Para mais informações, você pode entrar em contato com o Centro de Atendimento ao Turista do município. O telefone é (0xx62) 3446-1159. (consulte também o blog elaborado por eles)

  • Alguns comentários finais:

    • Alguns lugares têm uma aparência bem diferente, conforme você vai na época da seca ou na das chuvas. Afinal, a quantidade de água nas quedas d'água e nas piscinas muda um bocado. Pudemos ver o Salto de 80 metros e as Corredeiras em época de chuvas e em época de seca... em ambos os casos valeu a pena, mas que diferença de visual! Já em relação à Almécega 1, nós a vimos em começo de maio, e não sei se a vimos no seu "máximo", ou se em outras épocas do ano ela seria ainda mais deslumbrante!


Nenhum comentário:

Postar um comentário